Programa Saúde na Floresta

Projeto realizado pelo CEAPS/ Projeto Saúde & Alegria em 143 comunidades ribeirinhas dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, oeste do Pará - Amazônia/Brasil

sexta-feira, agosto 04, 2006

II Encontro Saúde na Floresta: evento vai discutir atenção básica em saúde nas áreas rurais

Lideranças de organizações comunitárias e equipe do Projeto Saúde & Alegria estão trabalhando a todo vapor nos preparativos de um dos maiores eventos intercomunitários da região, o II Encontro do Programa Saúde na Floresta, que vai reunir aproximadamente 300 lideranças de 143 comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós, Amazonas e Arapiuns. O Encontro que tem apoio da Terre dês Hommes Holanda, BNDES, Fundação Ford e Fundação Konrad Adenauer, acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto no Centro Emaús, na Rodovia Santarém-Curuaúna.

Os objetivos do encontro são: realizar uma avaliação e planejar os próximos passos do Programa Saúde na Floresta, que começou em 2003 com a implantação de infra-estruturas de higiene e saneamento básico e agora se projeta para consolidar modelos de atendimento à saúde das comunidades. A inauguração do Barco Abaré, uma unidade móvel de saúde que vai navegar o rio Tapajós realizando atendimentos médicos e educação em saúde, será um dos momentos mais importantes do evento. Nesse contexto, as discussões vão ter ainda como foco, como diminuir em conjunto com as políticas públicas, a exclusão em que vivem hoje a maioria das comunidades ribeirinhas, no tocante ao acesso aos serviços básicos de saúde.

Para isso, as organizações que fazem parte da aliança social estratégia do Programa estão desde já trabalhando na mobilização das comunidades, organizando a estrutura para receber os participantes e discutindo os detalhes da programação.



Reunião dos parceiros: Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Santarém/ Belterra e Aveiro, Tapajoara, FEAGLE, Federação da Flona, Prefeituras Municipais de Santarém e Belterra e CNS.